quarta-feira, 5 de maio de 2010

Organizacional Change Management (Gestão de Mudança Organizacional)

Quase sempre os investimentos em projetos são direcionados para uma determinada solução a ser implantada na empresa, e espera-se não só que alcance os resultados esperados, mas também que a adesão das pessoas nesse projeto e que a melhoria seja uma consequência natural que surge a partir de uma análise lógica feita pelos funcionários/colaboradores.

A verdade é que o fator humano dentro de uma empresa pode mudar o desenvolvimento de um projeto, mudando inclusive as idéias das pessoas em relação ao apoio a este e a questão implicada aqui é que, existem fatores que transcendem a fundamentação lógica e dão vazão a comportamentos que as vezes podem fugir ao controle, por exemplo, desenvolvimento de uma cultura organizacional negativa, alto índice de resistência a mudança (falo em níveis extremos), alto nível de individualismo, dificuldade de trabalhar em grupo e por aí vai...

A experiência nos mostra que esses fatores que interferem na implantação de projetos de mudança organizacional envolvem processos, procedimentos, ferramentas, valores e modelos de gestão e principalmente esses fatores são gerenciáveis.

As pessoas responsáveis por mudanças organizacionais podem e devem planejar ações para que os fatores humanos sejam adequadamente tratados (gestão de mudança) e seus projetos tragam os resultados esperados.

Existem assim, atividades e ferramentas que auxiliarão a empresa nesse processo, que tem metodologia própria, e são a priori divididos em dois segmentos de ação, o seguimento ESTRUTURAL e o ESTRATÉGICO.

ESTRUTURAL

Está diretamente ligada a necessidade de conhecimento e à capacidade das pessoas para atuar em conformidade com as definições da nova solução, diminuindo assim a possível diferença entre trabalho o trabalho prescrito e o trabalho real, apoiando a decisão dos gestores e abrangendo o nível e adesão real.

Este seguimento de trabalho há muito tempo realizado é de fundamental importância, mas só ele não proporciona uma mudança real para a empresa.

No nível estrutural, tem-se por seguimento de ação:

  • Comunicação;
  • Capacitação e treinamento;
  • Alinhamento Organizacional (Estrutura, papéis, pessoas)
  • Descrição de cargos clara e concisa

ESTRETEGICO
Tão importante quanto a estrutura, mas aborda outro seguimento de ação empresarial, pois está diretamente associado à estrutura de poder e controle da organização, associados ainda a expectativas de posição e carreira, status e outros fatores que se não estiverem bem delimitados e alinhados serão empecilhos inclusive de crescimento da organização.

Incluem:

  • Patrocínio;
  • Alinhamento do corpo executivo;
  • Envolvimento e suporte Gerencial
  • Alinhamento da cultura (valores, missão, modelo de gestão, descrição de negócio, recursos humanos, etc.)


Qualquer iniciativa irá depender não somente do projeto em si e da situação geral da empresa, mas também as pessoas envolvidas nessa implantação, pois devem ser pessoas estrategicamente selecionadas para desenvolver tal projeto e chegar ao resultado desejado.

A gestão de mudança anda de mãos dadas com a gestão de projetos, facilitando a comunicação e a dinâmica de funcionamento das equipes.


Despeço me aqui, e na semana que vem vou postar especificamente sobre formação de equipe para implantação de projetos de mudança, à luz de Jonh Kotter e seu livro (que por sinal é fantástico) Nosso iceberg está derretendo.

Abraço, até a próxima.

Equipe SolucionaRH

2 comentários:

  1. [As pessoas responsáveis por mudanças organizacionais podem e devem planejar ações para que os fatores humanos sejam adequadamente tratados (gestão de mudança) e seus projetos tragam os resultados esperados]

    Hoje trabalho para uma grande terceirizada do banco Santander,fica evidente o descontentamento dos funcionarios, por não se aplicarem praticas motivacionais que valorizem os trabalhadores, como gestor tento mostrar os planos de carreira e melhorar o clima da empresa, porem se torna ineficaz a medidada que a empresa não da foco na cultura organizacional positiva , prejudicando assim o resultado final.

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  2. Exato Anderson, muitas empresas possuem as políticas de gestão voltadas para resultados, muitas vezes desconsiderando o clima da empresa, gerando o sentimento insatisfação, desmotivação e insegurança. Esses problemas, para os gestores e para a empresa, são apenas a ponta do iceberg, pois o que era apenas uma sensação de motivação pode se tornar comportamentos contraproducentes, e comportamento destrutivo em relação a empresa, podendo causar ônus intencional a empresa.

    Por isso, a SolucionaRH está preocupada não apenas com a gestão de resultados e na excelência da qualidade, mas também com o clima organizacional, que é de fundamental importância para manutenção dos processos de cultura da excelência na qualidade. Os gestores, os líderes e a cultura da empresa devem estar voltados não só para a qualidade, mas também para o clima, tornando o ambiente de trabalho mais tranqüilo e facilitando os processos de excelência.Com isso os gestores obtém os resultados esperados, os funcionários trabalharam com a sensação de motivação, identificação e satisfação e a empresa só tem a ganhar.

    Para mais informações, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

    Atenciosamente,

    Equipe SolucionaRH

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