Gestão de pessoas nada mais é do que “um conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionado com as pessoas ou os recursos humanos, incluindo procedimentos de recrutamento e seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.”
Então, a gestão de pessoas aplicada de forma estratégica para obtenção de sucesso nos objetivos organizacionais vão utilizar esses procedimentos e outros instrumentos pensando em uma estratégia objetiva e focada para que o capital humano da sua empresa gere resultados positivos, tendo em vista as metas e objetivos escolhidos pela empresa.
Os principais objetivos de uma empresa são: sobrevivência no mercado, crescimento sustentado e estável, lucratividade, produtividade e poder de competição, qualidade nos produtos e serviços, redução de custos, ampliação de clientes e mercado e possuir uma imagem positiva no mercado.
Para os pequenos empreendedores que não possuem um capital de investimento alto, soluções estratégicas de gestão são fundamentais para a obtenção de sucesso empresarial. Ao utilizar ferramentas e projetos simples de gestão que se adaptem ao seu mercado e a sua cultura são importantíssimos para que obtenha dos seus funcionários comportamentos e atitudes positivas, ou seja, que vão de acordo com os objetivos empresariais, fazendo com que estes possuam compromisso nos processos de qualidade e produtividade.
Mas, devemos lembrar que todas as empresas são formadas por um recurso muito valioso porem instável, ou seja, o seu capital humanos. Emoções, sensações, sentimentos, cultura, sociedade e trabalho são partes integrantes de todas as pessoas, e todos esses fatores influenciam direta ou indiretamente a capacidade de produção e de compromisso destes.
Para Miyamoto Musashi um dos mais célebres estrategistas japonêzes em seu livro Gorin no Sho onde seus conceitos estratégicos são atualmente utilizados em várias empresas por seu conteúdo fantástico e visão sobre comando e liderança de pessoas em estratégias militares. Apesar de ser criado para um contexto diferente muito dos seus ensinamentos porem ser aplicados para a gestão de pessoas, em um deles Musashi afirma: “é preciso conhecer o sentido de obrigação”, ou seja, antes de aplicar qualquer estratégia de gestão na sua empresa você deve ter em mente quais os objetivos, metas e exatamente o que é preciso ser feito para obter sucesso na gestão de pessoas.
No seu livro, o auto-conhecimento do estrategista é, muitas vezes, mais importante do que a estratégia em si, já que se não se tem em mente o que se deseja obter ou como se obter a estratégia não será bem aplicada, pois seus objetivos são incertos e suas ferramentas ineficientes, por isso segundo ele “ é preciso conhecer desde o conjunto até os detalhes mais sutis, partindo do superficial para o profundo, procurando atingir o imo das coisas”.
“Fazer, estimular, reconhecer os limites de capacidade de cada homem” é de suma importância no trabalho de gestão, já que “a meta da estratégia é conhecer a unidade de uma coisa, e a partir de então, entender dez mil”.
Ao entender as limitações e as capacidades de seu capital humano você será capaz de atuar sobre através de ferramentas e estruturas que lhe permitiram entender, avaliar e atuar sobre cada funcionário, através do conhecimento de suas limitações e capacidades. Pesquisas de satisfação, avaliações de desempenho são ótimas ferramentas que podem lhe nortear ao lidar com seus funcionários, onde uma avaliação bem estruturada pode julgar ou interpretar os comportamentos desejados pela empresa de acordo com as necessidades desta.
Para a aplicação da estratégia é necessário o auto-conhecimento, o conhecimento sobre os seus recursos humanos e sobre o objetivo ou meta a ser alcançado, com isso se têm uma visão geral da situação e assim pode-se escolher as melhores ferramentas e estratégias para obter êxito. Para Musashi “existe ocasião e tempo apropriados para aplicar as vantagens” pois, “tudo no mundo existe ritmo particular”, com isso, a sua empresa não pode seguir padrões ou ferramentas pré-determinadas, uma boa avaliação da estratégia e uma adaptação a sua realidade é extremamente importante para que essas ferramentas e estratégias atinjam o máximo de sucesso possível.
Através do conhecimento das suas metas e objetivos, através do conhecimento das capacidades e limitações dos seus funcionários e a adaptação e articulação de instrumentos e projetos de gestão da sua empresa você conseguirá obter o melhor resultado possível dos seus funcionários e encontrará o sucesso das metas da sua empresa.
Bibliografia: M.Musashi, Gorin no Sho, São Paulo. Tradução José Yamashiro
Para fazer o download deste post acesse: http://www.4shared.com/document/CiMu0EPH/SolucionaRH_-_14-09-2011.html
A SolucionaRH possui vários instrumentos que podem auxiliar as empresas a criar sua estratégia, os nossos projetos de gestão e ferramentas estratégicas são adaptadas as realidades, limitações e capacidades de cada empresa criando uma estratégia simples e eficaz, utilizando o recurso mais importante que as empresas possuem, seus funcionários.
Obrigado a todos,
Equipe SolucionaRH – Consultoria Empresarial
Fone: (81) 8422-4987 / 9892-5390
Nenhum comentário:
Postar um comentário