segunda-feira, 22 de março de 2010

Estratégia em Gestão

Estratégia, uma visão geral:

Arte militar de planejar e executar movimentos e operações, visando alcançar ou manter posições e condições favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos.
Arte de aplicar os meios disponíveis com vista a objetivos específicos.
Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.
Sendo assim Estratégia é a arte de antecipar e prevenir problemas ou dificuldades, mas por que ás vezes não conseguimos fazer isso? Será falta de disciplina? Ou mesmo conhecimento? Ou até tempo?

Se trouxermos este termo para o meio organizacional hoje, teremos, “estratégia é a arte de planejar e executar ordens de produção alinhadas tanto com a capacidade e estimativa de vendas para o mês quanto com a qualidade e a quantidade de investimento no marketing, favorecendo o alcance das metas estipuladas para o ano corrente permitindo uma análise apurada sobre as condições do mercado possibilitando o planejamento de custos e investimentos na empresa visando crescimento e estabilidade”.

Desenvolver uma estratégia de ação para sua empresa não é somente importante, é uma questão de sobrevivência de sua empresa, que precisa estar preparada para as oscilações do mercado, tanto positivas quanto negativas.

Prepare seus colaboradores para que eles possam se tornar estrategistas em seu negócio!


3 comentários:

  1. Tem um livro bem interesante sobre a associação de estratégia de gerra a administração científica em voga, este é A arte da Guerra de SUN TZU, que é um livro essencial para quem quer trabalhar com estratégia de gestão.

    No fim das contas todo planejamento é, ou pelo menos deve ser uma estratégia, sempre alinhada com a situação do mercado hoje, se não, há uma sério risco de se fazer uma má gestão.

    ResponderExcluir
  2. É de fato um livro excepcional roberto, contudo nosso trabalho está focado principalmente no âmbito das pessoas e através desse foco acabamos nos estendendo a processos também.

    Nesse caso utilizamos não só Sun Tzu e A Arte da Guerra, mas também referenciais teóricos como a Psicodinâmica do trabalho de Christophe Dejours, Recursos Humanos com Chiavenato, Cecília Bergamini entre outros.

    Mas você está certo, planejamento é estratégia e não existe a melhor estratégia, o que existe a estratégia que se adapta a realidade e as necessidades de cada empresa.

    ResponderExcluir
  3. Já que o assunto é sobre livros de estratégia, venho recomendar o Gorin no Sho, escrito por Miyamoto Musashi, um dos mais ilustres samurais do Japão.

    Neste livro Musashi fala dos mandamentos da sua escola, Nitô-Ichi , onde sua experiência em inúmeras batalhas o fez aperfeiçoar seu corpo, seu espírito e sua técnica. O livro dos cinco anéis retrata assuntos estratégicos que vão desde a postura corporal até o controle de multidões, fala sobre o aperfeiçoamento do corpo, mente e espírito através de treinamento e disciplina. Este livro é muito utilizado nas empresas japonesas, se equiparando ao livro do Sun Tzu.

    O interessante que este livro serve tanto para líderes como pra motivar os funcionários, pois fala de coisas simples e cotidianas como postura do corpo, o olhar, disciplina para manter um trabalho constante e em constante aperfeiçoamento, e também coisas complexas sobre como lidar com vários inimigos, como controlar uma pelotão, de como se reportar aos subordinado, etc.

    Recomendo este livro pra os estrategistas em gestão, e em breve, assim que acabar de ler o livro farei um post sobre ele.

    ResponderExcluir