O objetivo da Solucionarh é baseado em traçar estratégias que sejam simples, eficazes e que se adaptem as necessidades das empresas, baseada em projetos e ações voltadas para atingir a qualidade e a excelência dos produtos e serviços. Pensando nisto, trazemos 05 dicas sobre como conseguir atingir um equilíbrio entre excelência na qualidade e clima organizacional.
01ª dica: Raciocine como um estrategista.
Analise os pontos fortes e os fracos do seu negócio, descubra também esses pontos no seu concorrente. Ofereça produtos que ele não oferece, se destaque e conquiste mais clientes, tenha um bom programa de qualidade de serviços e produtos e lembre-se, uma estratégia é montada de acordo com a situação, o mercado é dinâmico e competitivo, só por que uma estratégia deu certo uma vez não significa que ela dará certo para sempre.
02ª dica: Ouça tudo o que seu cliente tem a dizer, mas não dê ouvido a tudo.
De início parece uma dica estranha, mas se pararmos para analisar, todo cliente tem apenas um desejo: comprar os melhores produtos e serviços com o menor custo possível, então ouça tudo que seu cliente tem a dizer. Ele pode dar dicas para você ficar um passo a frente do seu concorrente (como lhe informar o que seu concorrente oferece que sua empresa não oferece), mas no final das contas tudo que ele quer é ter qualidade do produto e o menor preço. Os clientes procuram sempre preços baixos e produtos personalizados, quando pra empresa a rentabilidade e a padronização ajudam a manter no caminho da excelência na qualidade.
3ª dica: Faça uma coisa de cada vez.
Os funcionários de uma empresa são suas engrenagens, sem eles a empresa não anda. Todos reagem negativamente a uma mudança, os funcionários também. Então, sempre que for implantar um novo projeto, produto ou serviço seja cauteloso e passe etapa por etapa, ajuda a fazer com que os funcionários entendam melhor a dinâmica das mudanças e aceitem melhor a idéia ou a essência da mudança, diminuindo o nível de resistência e garantindo o sucesso da sua nova estratégia.
4ª dica: Caça aos erros.
Se um general não tem o perfeito domínio de seu exercito ele não consegue realizar as suas estratégias, e certamente será derrotado pelo seu inimigo. Do mesmo modo isto ocorre nas empresas, se não tivermos o maior domínio possível sobre o que acontece na empresa acabamos mais suscetíveis aos erros, então, sempre que um erro for identificado deve ser concertado. É muito comum existir uma cultura de erros na empresa, por que parecem pequenos ou por que sempre ocorreram, então não deixe que a cultura de erros se propague, acabe com eles sempre que aparecerem.
5ª dica: Quando necessário, dê um passo atrás.
Nem sempre estamos certos nas nossas decisões, ou, nem todo momento é o momento perfeito para fazer mudanças, então, sempre que algo der errado, espere, volte um pouco atrás, procure a origem do erro, descubra o que não deu certo. Às vezes quando damos um passo atrás enxergamos tudo de uma maneira melhor, e como diz o ditado: “perder uma batalha não significa perder a guerra”.
Fique atento a essas dicas e aproveite melhor as estratégias montadas para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da sua empresa.
Para mais dicas sobre estratégias na gestão de pessoas, entre em contato conosco e marque uma visita dos nossos consultores!
Boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário